CONVITE

 

O Instituto Histórico e Geográfico do Pará e a Cátedra João Lúcio de Azevedo, Camões, I.P – UFPA convidam todos para participarem da mesa-redonda, intitulada O 15 de agosto (1823-1923). A atividade é vinculada a Exposição Sentinela do Norte, cuja proposta é apresentar e debater estudos de pesquisadores acerca do movimento de adesão do Pará à Independência que tem como marco a data 15 de agosto de 1823. A releitura desse processo em tempos pretéritos, como ocorreu em seu centenário, em 1923, também estará em debate.

A Exposição Sentinela do Norte: A Independência do Brasil no Grão-Pará é uma realização do Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP) e da Cátedra João Lúcio de Azevedo, Camões, I.P - UFPA em alusão à efeméride do bicentenário da Independência do Brasil, com ênfase na história do Pará. Tem como proposta inquirir alguns marcos dessa narrativa histórica em um diálogo entre o presente e o passado, divulgando a produção de pesquisadores por meio de palestras, rodas de conversa e demais ações, concomitante a visitação pública.

Programação

No debate, estarão presentes professores que abordam a temática em seus trabalhos de pesquisa e tratarão dos seguintes assuntos:

Título: “Um capítulo da História da Imprensa no Pará: reconhecimento à contribuição historiográfica do Prof. Dr. Geraldo Mártires Coelho”

Profa. Me. Michelle Barros de Queiroz (EA-UFPA/ Sócia do IHGP- cadeira nº 05 – Patrono: Antônio Ladislau Monteiro Baena)

Título: "Constituição ou Revolução: o Pará e a Independência"

Prof. Dr. José Alves de Souza Júnior (FAHIS/PPHIST/UFPA)

Título: "Palma Muniz: um historiador de eventos no centenário da Independência (1922-1923)”
Prof. Me. Robson Wander Costa Lopes (IFPA/ Sócio do IHGP - cadeira nº 51- Patrono: Eduardo Galvão)

Data | 16 de agosto de 2022.

Horário | 16h às 18h.
Local | Solar Barão do Guajará, sede do IHGP.
Rua D’Aveiro- Cidade Irmã (antiga Tomázia Perdigão), 62, Cidade Velha, Belém – Pará.