| Apresentação | Acervo | Pesquisa |

 

Uma Joia Patrimonial no IHGP

Por Lourdes Gonçalves Furtado

                        (Cadeira No. 03 Patronímica de Alfredo Aníbal Ladislau)

 

Uma das riquezas do Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP) é, dentre outras, a Biblioteca Geral deste Instituto, constituída por duas bibliotecas: a de José Veríssimo e a do Barão de Guajará, cujo legado - científico e intelectual- aponta para o conhecimento da Amazônia em sua história, geografia, ciências sociais e para criação de políticas públicas necessárias à sociedade e ao meio ambiente.

No IHGP, estas coleções inicialmente ocupavam um único espaço, formando duas bibliotecas distintas denominadas “José Veríssimo” com mais de 600 exemplares e “Barão de Guajará”, formada pelo acervo pessoal do antigo proprietário do edifício, onde hoje é a sede do IHGP (PACHECO NETO, 2919. Relatório Final de Atividades. Atualmente ocupam salas diferenciadas nesse Silogeu – historicamente conhecido como Solar do Barão de Guajará (Domingos Antonio Raiol), cujo acervo envolve cerca de 100 a 200 exemplares caracterizado como “raro por critérios institucionais, notadamente o cronológico e o de proveniência” e, como tal, recomendam a caracterizá-la como biblioteca-museu. Tais coleções constituem respectivamente as bibliotecas de uso interno dos sócios desta associação, sem fins lucrativos, em prol da cultura, patrimônio, memória identidade social.

Espaços estes trabalhados, organizados, higienizados e projetados inicialmente para interno dos sócios dessa casa de cultura, memória, pesquisa e produção de conhecimentos nos campos da História, Geografia, Antropologia, Ciências Sociais, Biblioteconomia, Informação e Comunicação, assim como de Patrimônio Cultural (imaterial e imagético), proporcionando base para realização de estágios acadêmicos supervisionados, através de parcerias institucionais e voluntárias – meta em construção de parcerias!

Tais ações, supervisionadas pela Presidente Prof. Anaíza Vergolino e Silva e iniciadas com a consultoria e parceria voluntária do Prof. Dr. Rubens da Silva Ferreira (UFPA), com a colaboração da confreira Ethel Valentina Soares, respectivamente com a formação da Hemeroteca deste Instituto e da instituição do estagiário acadêmico, iniciado pelo atual colaborador voluntário Luís Augusto Almeida Barbosa Quaresma quanto ao acervo fotográfico disponível.

Tal acervo veio a servir de plataforma para a realização de estágios cujos resultados foram publicizados em eventos científicos como (Anais do XII Encontro Maranhense de História da Educação em 2018; no II Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Pará (UFPA) em 2019; no II Seminário Conexões, em 2019; Apresentação de vídeo pôster, na 72ª. Reunião Anual da SBPC, em 2020; Apresentação de TCC em Biblioteconomia Patrimônio bibliográfico do Instituto Histórico e Geográfico do Pará – Critérios de raridade para a Coleção do Barão de Guajará, com Defesa em 06/2011; A dimensão contemplativa do acesso à informação em uma coleção bibliográfica do século XIX: a biblioteca do barão de Guajará, de autoria de FERREIRA, R. da Silva. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciências da Informação, Campinas, v.18, 2020).

Ações que se tornaram possíveis com o suporte de projetos já concluídos: (1) Do Estoque ao Acesso: Ação para ampliação do uso público do acervo bibliográfico do Instituto histórico e Geográfico do Pará (IHGP) da UFPA/Biblioteca Universitária Benedicto Monteiro/Campus de Ananindeua e (2) Raridades bibliográficas do IHGP: Uma ação extensionista para a coleção do Barão de Guajará, da mesma instituição. Todos estes sob a égide do Termo de Convênio celebrado entre o Instituto Histórico e Geográfico do Pará e a Universidade Federal do Pará, objetivando a concessão de estágios. Tal convênio está em vigor e, na esteira do mesmo, a atual Diretoria do IHGP segue usufruindo o apoio institucional vigente (e outros mais certamente) buscando capilaridade necessária com outras instituições (técnicas e de fomento) congêneres, para realização de suas metas.

(Belém,13/02/2023)