O Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP) realizou no dia 15 p. p., nas dependências do Solar Barão do Guajará, sede social do Silogeu, Sessão Solene em que a Presidente do Instituto, Anaíza Vergolino e Silva outorgou o título de Sócio Emérito para quatro dos seus sócios efetivos. Os sócios homenageados e agraciados com a titulação da nova classe foram: PEDRO ROCHA SILVA que ocupava a cadeira de Nº 15, [patrono: EMÍLIO AUGUST GOELDI]; RAYMUNDO HERALDO MAUÉS que ocupava a cadeira de Nº 27, [patrono: JOSÉ OLYNTHO BARROSO REBELLO]; ALCYR BÓRIS DE SOUZA MEIRA que ocupava a cadeira Nº 34, [patrono: PAULO EULEUTHÉRIO ÁLVARES DA SILVA]; e JOÃO AUGUSTO FIGUEIREDO DE OLIVEIRA que ocupava a cadeira de Nº 35, [patrono: RAIMUNDO AVERTANO BARRETO DA ROCHA]. O Mestre de Cerimônia, o sócio efetivo Walbert Monteiro, na abertura da solenidade informou que os novos Eméritos foram eleitos pelo Colegiado da Diretoria do IHGP, reunida ordinariamente aos vinte e oito de junho de 2021, acolhendo a proposição da presidência que respaldou-se na decisão da Assembleia Geral de 26 de fevereiro de 2016, que estabeleceu o acréscimo do Parágrafo 5º ao Art. 4º dos Estatutos, definindo como “EMÉRITOS” aqueles “sócios que contribuírem regular e significativamente para o Instituto, reconhecidos e aprovados pela Diretoria [...]”. Ainda na abertura o Mestre de Cerimônia destacou que o evento estava sendo realizado observando o Decreto Estadual N° 2.044/2021 de 06/12/21, e pelo compromisso firmado mediante Of. N° 0019/202, protocolado no Comando Geral da PMPA, em observação às normas ao combate à Covid-19, e nesse sentido, agradeceu, em nome do Quadro Social do IHGP ao Comando Geral da PMPA, na pessoa do Exmo. Sr. Coronel PM JOSÉ DILSON MELO DE SOUZA JÚNIOR, que dispensou policiamento ostensivo em frente, ao entorno e adjacências do Solar Barão de Guajará, durante a realização da Sessão, para maior segurança de todos.

SESSÃO EMÉRITOS 15 DEZ 21 1

Na sequência o Mestre de Cerimônia convidou para compor a Mesa Dirigente da Sessão Solene a Ilustríssima Senhora presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, Prof.ª Anaíza Vergolino e Silva; o Ilustríssimo Sr. Vice-Presidente do IHGP, Prof. José Maia Bezerra Neto; o Ilustríssimo Sr. 1º secretário do IHGP, Prof. Robson Wander Costa Lopes; e a Ilustríssima Sr.ª 2ª Secretária do IHGP, Prof.ª Helena Doris de Almeida Barbosa. Após a presidente ter declarado aberta a Sessão os presentes entoaram, à capela, o Hino Nacional Brasileiro. 

 

SESSÃO EMÉRITOS 15 DEZ 21 4

[Os homenageados, da esquerda para direita: Antônio José Mattos Neto representando ALCYR BÓRIS DE SOUZA MEIRA; PEDRO ROCHA SILVA; JOÃO AUGUSTO FIGUEIREDO DE OLIVEIRA e RAYMUNDO HERALDO MAUÉS]

A recepção aos homenageados foi jubilosa, com salvas e louvores. O Sócio Alcyr Meira foi representado pelo Sócio Efetivo Antônio José de Mattos Neto e o Sócio Raymundo Heraldo Maués, foi representado momentaneamente por sua filha Márcia Maués. Após a entrada dos homenageados, o 1º Secretário do IHGP e Sócio Efetivo Sr. ROBSON WANDER COSTA LOPES, Cad. Nº 51, patronímica de Eduardo Galvão, fez a petição protocolar dos títulos honoríficos em favor dos homenageados, ao que a Presidente o inqueriu sobre o testemunho do caráter ilibado e dos atos valiosos aos interesses do Sodalício.

SESSÃO EMÉRITOS 15 DEZ 21 9

Na sequência e em resposta à pergunta da presidente, foi fraqueada a palavra para o orador oficial, em nome do IHGP, Sócio Efetivo Prof. Dr. JOSÉ MAIA BEZERRA NETO, Cad. Nº 38-patrono: D. ROMUALDO ANTÔNIO DE SEIXAS para que expusesse sua saudação aos homenageados apresentando suas ações em favor de Belém, do Pará e do IHGP. Durante a saudação o Sócio Homenageado, Raymundo Heraldo Maués adentrou no auditório sob salvas de palmas, ocupando o lugar de sua representante.

SESSÃO EMÉRITOS 15 DEZ 21 2

Terminado o discurso de saudação honrosa, os homenageados assinaram o Livro Oficial firmando sua nova condição de membro da classe dos eméritos. Em seguida a Presidente declarou que os sócios homenageados eram dignos de receberem tão excelso galardão e designou-lhes a entrega do diploma de emérito.

SESSÃO EMÉRITOS 15 DEZ 21 3

Emocionado e com lucidez aguçada o novo Sócio Emérito JOÃO AUGUSTO FIGUEIREDO DE OLIVEIRA, na tribuna, fez sua alocução, em nome de seus confrade eméritos destacando a importância do instituto histórico geográfico do Pará ser um lugar festivo, não no sentido de “festança”, mas no sentido de uma "festa permanente", onde haja o congraçamento mútuo entre seus sócios e o povo paraense; a exemplo desta solenidade que ao reconhecer o valor dos seus intelectuais, reconhece igualmente o valor da cultura, o valor do espírito do caboclo paraense, porque é justamente isso que os sócios do IHGP fazem: registram e salvam a alma deste povo, naquilo que lhe é mais belo: suas tradições, seus patrimônios, sua memória, suas culturas. Desse modo o solar é um lugar onde essa festa deve acontecer como esse momento de celebração em homenagem, isso demonstra o amor pelo Pará, pela sua história, pela sua cultura, pelo seu patrimônio, pela sua terra. Eis a importância, segundo o orador emérito, da intelectualidade paraense ao se reunir e se agregar neste Sodalício.

SESSÃO EMÉRITOS 15 DEZ 21 6

[O Emérito João Augusto Figueiredo de Oliveira proferindo o discurso de agradecimento na tribuna]

Após as aclamações da plateia ao discurso proferido pelo emérito, foi fraqueada a palavra à Presidente que dentre outros temas destacou o seguinte em sua alocução: “[...] agradecida pelas profundas palavra do Sócio Emérito e nosso Confrade João Augusto, complemento que a caminhada que fizemos até aqui neste IHGP não é só minha, é nossa, porque não fosse os parceiros que hoje se tornaram eméritos, mas também o novos sócios que entraram e que aqui estão ao meu lado; e eu queria aqui falar dos 2 secretários que fazem parte desse grupo dos novos sócios que entraram para o IHGP a partir de 2017 e que assumiram, assumem, ao meu lado as árduas atividades que o IHGP e o Solar Barão do Guajará nos impõe nesta caminhada que continua. [...] Nesta solenidade é importante ressaltar o que já foi destacado pelos nossos oradores João Augusto e o Prof. José Maia, de forma bem pessoal e afetiva que importa lembrar de quando nós assumimos a direção do IHGP, esse prédio estava com suas portas fechadas, com um programa de reforma inconcluso, sem condições nenhuma de realizar quaisquer atividades no seu interior. E os senhores Confrades, Pedro Rocha, na qualidade de Diretor de um dos campi da Escola Superior da Amazônia (ESAMAZ), e João Augusto, articulado com empresas privadas (Supermercado Nazaré), ajudaram-nos da melhor forma possível conseguindo espaços sem ônus para o Instituto realizar as reuniões da diretoria e as assembleias gerais. Por sua vez o professor Heraldo Maués, ocupadíssimo na UFPA, nos programas de pós-graduação, nas suas pesquisas etc., encontrava tempo para vir fazer a triagem e a seleção dos novos sócios que aqui entravam; e, diga-se de passagem, muitos dos sócios que hoje aqui estão foram admitidos sob o crivo seletivo do Prof. Heraldo Maués; da mesma maneira Dr. Alcyr Meira, do alto de sua ocupação em seu escritório, dispensava tempo para vir supervisionar as obras aqui realizadas pelo Programa Monumenta. E sim, todo o trabalho aqui no IHGP é trabalho voluntário. Portanto, nada mais justo que agraciar nossos Confrade que trabalharam e doaram seu tempo, por anos, em favor deste Sodalício”.

SESSÃO EMÉRITOS 15 DEZ 21 10

Saudada pelos presentes, a Presidente considerando cumpridas as normas de outorga, encerrou a cerimônia, declarando os homenageados eméritos e, consequentemente, vagas as cadeiras que eles ocuparam.

SESSÃO EMÉRITOS 15 DEZ 21 7


SESSÃO EMÉRITOS 15 DEZ 21 8

Após a sessão de fotografias houve um momento de confraternização e foi servido um coquetel aos presentes.

 


SESSÃO EMÉRITOS 15 DEZ 21 11


SESSÃO EMÉRITOS 15 DEZ 21 12


 

(*) O autor é doutorando em História pela UFPA. Sócio Efetivo e 1º Secretário do IHGP - Cad. Nº 51 - Professor de Filosofia no IFPA-Belém.

Fotografias: VV.AA.

Edição Geral: Robson Lopes.