Anaíza Vergolino e Silva (*)
Robson Wander Costa Lopes (**)
Aconteceu no dia 28/01, no Espaço Cultural do Shopping Castanheira, mais uma versão do projeto "Belém Viva Belém", evento em que aquele empreendimento prestou homenagem à nossa cidade de Belém nos 406 anos de sua fundação.
Nessa versão, por iniciativa da sua organização, o Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP) teve lugar de destaque no projeto por ter figurado como parceiro acadêmico do evento ao lado da Universidade Federal do Pará (UFPA). O grande tema do projeto, neste ano, foi a Exposição "Memórias do Nosso Jornalismo" sob a competente curadoria da professora de História da Arte, Dra. Rosa Arraes, que traçou um panorama de 200 anos do noticiário impresso de Belém, nos séculos XIX e XX, com homenagens a grandes jornalistas e chargistas da cidade através da apresentação de páginas dos diversos jornais impressos e das máquinas datilográficas, do acervo particular do colecionador Prof. Urubatan Castro, gentilmente cedida para a exposição.
Acompanhando a exposição foram realizados debates que contou com a participação de historiadores e jornalistas vinculados à UFPA e ao IHGP, os quais desdobraram a exposição em discussões de temas em três Mesas de Exposição.
Dia 14 JAN: "O uso dos jornais para o pesquisador" com a historiadora e Diretora do Centro de Memória da Amazônia, professora Magda Ricci (UFPA); e "O papel do jornalismo nos processos políticos", com a jornalista Franssinete Florenzano, Presidente da Academia Paraense de Jornalismo e Sócia Honorária do IHGP.
Dia 21 JAN: “Jornal ‘O Paraense’, o primeiro jornal impresso no Pará (1822)”, com a professora Michele Barros (UFPA), e Sócia Efetiva do IHGP; tema discutido ao lado da "Imprensa alternativa no Estado do Pará" exposição apresentada pelo jornalista Paulo Roberto Ferreira.
Dia 28/01- "Jornais e Revistas no Modernismo Paraense" apresentado pelo historiador Aldrin Figueiredo (UFPA), Sócio Efetivo e Diretor de Museu do IHGP. A seu lado, o jornalista e professor Walter Pinto (ASCOM/UFPA) apresentando o tema "A charge na imprensa paraense".
É com grande satisfação que parabenizamos os participantes que prestigiaram o evento, nossos sócios que Fransinetti Florenzano, Michelle Barros de Queiroz e Aldrin Moura de Figueiredo que brilhantemente nos representaram na realização da programação com suas exposições e debates, e, especialmente a professora Rosa Arraes pela montagem da exposição que, planejada para encerrar dia 28/01, teve tanto sucesso de público, que acabou sendo prorrogada até o próximo dia 13 deste mês. Assim, dado o espaço que foi concedido ao IHGP, o evento "BELÉM VIVA BELÉM: Memórias do Nosso Jornalismo” está incluso como evento de abertura da "Programação IHGP/2022.
_________________________________________________
(*) Anaíza Vergolino é Antropóloga (UNICAMP) e Presidente do IHGP
(**) Robson Lopes é doutorando em História Social (UFPA) e 1º Secretário do IHGP