Por Élson Luis Rocha Monteiro*
No dia 25 p.p. o IHGP realizou Sessão Especial comemorativa ao "dia do patrimônio histórico de Belém", promovida pela Comissão Especial de Proteção ao Patrimônio Histórico de Belém, com o apoio da Faculdade de Turismo (UFPA), através da EMPACTUR [Escritório Modelo de Práticas Acadêmicas em Turismo], foi conduzida pelo Mestre de Cerimônias, o sócio efetivo do IHGP, Walbert da Silva Monteiro [Cad. Nº 25, patronímica de José Coelho da Gama Abreu, Barão de Marajó], que após dá boas-vindas aos presentes compôs a Mesa Oficial.
[Foto 1 - Mestre de Cerimônias Walbert da Silva Monteiro]
Foram convidados a compor a Mesa: a Presidente do IHGP, Profa. Anaíza Vergolino e Silva [Cad. Nº 12, patronímica de Bernardo Pereira de Berredo], o presidente da Comissão Especial de Defesa do Patrimônio Histórico de Belém, Prof. Dr. Élson Luis Rocha Monteiro [Cad. Nº 09, patronímica de Arthur Teódulo dos Santos Porto], o palestrante oficial, Dr. Sebastião Piani Godinho** [Cad. Nº 59, patronímica de Juvenal Tavares], membro da Comissão Promotora do evento, e com o debatedor oficial, o ilustríssimo Sr. presidente da FUMBEL, Prof. MSc. Michel Pinho***.
[Foto 2 - Mesa Oficial da Sessão Especial: Ao centro a Presidente do IHGP, Anaíza Vergolino; ao seu lado direito o Presidente da Comissão Especial de Patrimônio, Elson Monteiro e o Presidente da FUMBEL, Michel Pinho; ao lado esquerdo Sebastião Godinho]
Em seguida a palavra foi franqueada à presidente do IHGP, Anaíza Vergolino que ao declarar aberta a Sessão teceu considerações sobre o papel do IHGP no contexto cultural paraense, ao mesmo tempo em que destacou a importância desta Comissão Especial, organismo deste Silogeu. Na sequência recebeu a palavra, Elson Monteiro que explanou brevemente os trabalhos que vêm sendo feitos pela Comissão Especial de Defesa do Patrimônio Histórico de Belém. Por sua vez, o Dr. Sebastião Godinho iniciou sua palestra comentando sobre o quê Belém tem perdido no que diz respeito ao patrimônio histórico, e apresentou três monumentos patrimoniais para expor metodologicamente sua explanação. Assim, apoiado em fotografias e em belos grafites de sua autoria, narrou a história da Fortaleza da Barra e como se deu a sua destruição, abordando ainda “en passant” a destruição da casa onde morou o maestro Carlos Gomes. Posteriormente, através de seus desenhos a nanquim e fotografias de época, abordou o histórico da bela estrutura da caixa d`água de Belém e do descaso que culminou com a seu desmonte como ferro velho. Encerrando sua magnífica explanação, mostrou através de fotografias, o estado de deterioração da casa da praça conhecida como "Ferro de Engomar". Mostrou como seus belos azulejos, verdadeiras obras de arte internas e externas, vem sendo desmantelados e a casa caminhando para ruínas.
[Foto 3 - Sebastião Godinho na tribuna]
Na segunda parte da Sessão, o professor Michel Pinho, historiador e presidente da FUMBEL, expôs sobre o esforço que o órgão por ele dirigido, assim como pela prefeitura Municipal de Belém, tem feito para buscar preservar esse belíssimo patrimônio, inclusive orientando a Guarda Municipal de Belém na vigilância constante. Comentou também sobre a tentativa de desapropriação que a Prefeitura Municipal de Belém vem fazendo para recuperar a "casa do ferro de engomar" e as dificuldades que ela tem encontrado nesse intento. Comentou sobre os cortes de verbas federais para essas atividades e das dificuldades financeiras que ele, na condição de presidente da FUMBEL, vem encontrando.
[Foto 4 - Michel Pinho na tribuna]
Com a palavra aberta às intervenções dos presentes o momento foi enriquecido com comentários e depoimentos. Ao final da “Sessão Especial” foi realizado um sorteio de obras do palestrante Dr. Sebastião Godinho.
_____________
(*) Élson Moteiro é Sócio Efetivo do IHGP onde ocupa a Cad. Nº 09, patronímica de Arthur Teódulo dos Santos Porto - e Presidente da Comissão Especial de Defesa do Patrimônio Histórico de Belém .
(**) Palestrante: Sebastião Piani Godinho é advogado, jornalista e pesquisador. tem cinco livros publicados todos voltados para a pesquisa histórica. É membro da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará e da Academia Paraense de Jornalismo. Escreve às quartas-feiras em O Liberal.
(***) Debatedor: Michel Pinho, presidente da Fundação Cultural do Município de Belém (FUMBEL), possui mestrado em comunicação, linguagens e cultura pela Universidade da Amazônia. graduação em história pela Universidade Federal do Pará. Atua como professor há mais de 20 anos. pesquisa a história de Belém, a construção da sua memória imagética e suas relações com o patrimônio edificado e imaterial. Também desenvolve ações na área de educação patrimonial, fotografia e inclusão social.
Organzador Geral do Evento: Álvaro Negrão do Espírito Santo, Sócio Efetivo do IHGP, onde ocupa a Cad. Nº 53, patronímica de Carlos Rocque - Secretário da Comissão Especial de defesa ao Patrimônio Histórico de Belém.
Edição Geral: Robson Wander Costa Lopes, Sócio Efetivo do IHGP, Cad. Nº 51, patronímica de Eduardo Galvão. 1º Secretário do IHGP.