Mons. Possidônio fez uma exposição panorâmica da história da Igreja Católica na Amazônia desenvolvendo uma revisão crítica dos principais aspectos eclesiológicos na configuração do mosaico cultural regional, especialmente acerca das mudanças estruturais da Igreja e sua relação com o Estado, na e para a Amazônia. Por sua vez, Pe. José Maria abordou em suas reflexões fenomenológicas, o fato histórico do “achado da imagem” de N. S. de Nazaré e classificou como autêntica aparição da Santa ao devoto e caboclo Plácido. Trata-se de uma visão inovadora na pesquisa científica no que se refere à aparição da Virgem Maria no contexto cultural amazônico. Após a apresentação dos debatedores o Mediador, Prof. MSc.Robson Lopes, 2º Secretário do IHGP, fraqueou a palavra oportunizando o debate. Ao final da sessão de estudo foi servido um coquetel aos presentes.
Foto 2: A exposição dos debatedores.
Alguns Confrades e Confreiras do IHGP enviaram seus comentários sobre a Programação:
"[...] Gostaria de parabenizar a iniciativa da Diretoria do IHGP em fazer essas sessões de estudo. Ontem (dia 20/10) foi a primeira sessão que pude assistir e fiquei muito feliz em estar ali" (Taíssa Tavernard de Luca- IHGP).
"[...] Nem sempre é possível ir em todas, mas elas são sessões de grande aprendizado e troca de experiências. Todas as que tive oportunidade de ir, aprendi muito, tanto com os nossos quadros, composto por colegas altamente capacitados em suas linhas de pesquisa, como pelos convidados que sempre trazem pautas muito boas" (José Maria de Castro Abreu Júnior-IHGP).
"Todas as sessões [estão sendo] muito boas. Sempre trazendo um novo olhar e suscitando interessantes reflexões. Muitas [dessas sessões] com o 'gosto de quero mais'" (Auriléa Gomes Abelem-IHGP).
* Mestre em Ciências da Religião (UEPA). Professor de Filosofia no IFPA-campus Belém. Sócio efetivo do IHGP (Cad. 51) onde exerce as funções de 2º Secretário e de Editor Chefe da Website.