A mesa oficial foi comandada pelos presidentes Ivanildo Alves (APL) e Anaízaa Vergolino e Silva (IHGP) e composta pelas seguintes autoridades: Prefeito Municipal de Belém Edmilson Rodrigues; desembargadora Maria de Nazaré Saavedra Guimarães, representando o Poder Judiciário paraense; conselheira Rosa Egídia Crispino Calheiros Lopes; Magnífica Reitora da UNAMA Betânia Fidalgo Arroyo; advogado e acadêmico Célio Simões de Souza, presidente em exercício da Academia Paraense de Jornalismo e acadêmica Nazaré de Melo Uchôa, secretária da Academia Paraense de Letras e representando também a Associação Comercial do Pará. O Mestre de Cerimônias foi o acadêmico Walbert Monteiro, que integra as duas instituições.
Na sessão ocorreu a posse da Diretoria da Academia Paraense de Letras para o biênio 2023/2025, que tem a frente o reeleito presidente Ivanildo Alves e vice Ernane Malato.
Durante o evento os membros da Academia Paraense de Letras inauguraram o novo fardão dos imortais, em substituição à antiga e tradicional opalanda que por muitas décadas foi a vestimenta oficial de seus integrantes. Também receberam a Medalha Barão de Guajará, banhada em ouro, que será de uso privativo dos membros da APL. A Reitora da UNAMA, professora Betânia Fidalgo Arroio, que também é imortal da Academia, foi homenageada com a concessão de uma Placa de Gratidão assim como as alunas do curso de modas daquela Universidade Elayne Beatriz Silva de Oliveira e Rosângela Maria Rodrigues Campelo, autoras do projeto do fardão, sob a supervisão da coordenadora do curso Felícia Assmar Correa que receberam o Diploma de Amiga da Academia e um prêmio, em dinheiro, no valor de R$-1.000,00.
-Foto 2: na tribuna, o orador oficial do IHGP, Prof. Dr. Paulo Nunes.-
Em nome do Instituto Histórico e Geográfico do Pará foi orador oficial o professor doutor Paulo Nunes e, falando pela Academia Paraense de Letras pronunciou seu discurso e acadêmica e magistrada Sara Castelo Branco Rodrigues que, ao final de sua oração, declamou um poema em homenagem a Domingos Antônio Raiol, o Barão de Guajará, fundador de ambas as instituições.
Números de poesia e canto permearam e abrilhantaram a sessão lítero musical que foi encerrada com um pronunciamento do prefeito Edmilson Rodrigues que pertence, também, ao Instituto Histórico e Geográfico do Pará.
-Foto 3: foto oficial dos sócios do IHGP e acadêmicos da APL-
Coordenação de Comunicação e Mídias - Michelle Barros de Queiroz.
Editor do site: Robson Wander Costa Lopes.
Créditos fotográficos de Walbert Monteiro.