Por Marcelo Pinheiro - Sócio Efetivo Cadeira Nº 35, patrono: Raymundo Avertano Barreto da Rocha
O Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP), a convite da Arquidiocese de Belém, integrou a comitiva oficial de recepção à Cruz original utilizada na primeira Missa celebrada em solo brasileiro, no ano de 1500. O Símbolo foi recebido na noite de quarta-feira (23/04), na Catedral Metropolitana de Belém, durante Missa Solene presidida pelo Bispo Auxiliar Dom Paolo Andreolli.
A visita à Capital paraense, coordenada pelo Cura da Sé e Vigário Geral da Arquidiocese de Belém, Monsenhor Agostinho Cruz, é parte da Peregrinação “Brasil com Fé – Celebrando os 525 anos da Primeira Missa no Brasil – Terra de Santa Cruz”, comemorativa à Celebração Eucarística realizada no dia 26 de abril de 1500, na praia de Coroa Vermelha, Município de Santa Cruz Cabrália, litoral sul da Bahia, presidida pelo Frei Henrique de Coimbra.
A presidente do IHGP, Anaíza Vergolino e Silva (Cadeira nº 12), esteve acompanhada dos sócios efetivos Élson Monteiro (Cadeira nº 9), Walbert Monteiro (Cadeira nº 25), Marcelo Pinheiro (Cadeira nº 35), Maria de Nazaré Sarges (Cadeira nº 65) e da sócia honorária Maria de Nazaré Paes de Carvalho.
Com 40cm de altura, a Cruz pertence ao acervo do Museu da Sé de Braga, em Portugal, e segue em peregrinação por várias cidades brasileiras até o dia 27 de abril, conduzida pelo Reitor do Santuário do Cristo Redentor – Corcovado (RJ), Padre Omar Cardoso.