Vicente Salles. Fonte: A Escotilha (http://www.aescotilha.com.br/literatura/ponto-virgula/vicente-salles-o-negro-na-formacao-da-sociedade-paraense-paka-tatu-resenha)
A obra em questão trata-se de um livro de contos encontrados por sua viúva, a senhora Marena Salles, em duas versões datilografadas datadas de 1960, com personagens típicas da paisagem social dos anos 1952/1953 sob o título de "Contos da Província". Mas o livro inclui uma segunda parte referente ao Rio de Janeiro de título "Noites Cariocas ".
A edição traz o selo da Editora Paka-Tatu e a sessão contou com a presença de Sócios Efetivos e Honorários do IHGP, de expressivas personalidades do mundo literário e acadêmico, ao lado de familiares de VICENTE SALLES residentes em Belém e outros procedentes do Rio de Janeiro que se deslocaram para nossa cidade para prestigiar o evento.
Na oportunidade, pelas palavras desta Presidente, o IHGP se declarou muito honrado em sediar tão magno evento em sua sede social. Não apenas marcando o Dia do Folclore, mas sobretudo fazendo memória do hoje Patrono da Cadeira Nº 69 de tão importante SILOGEU como seja o centenário INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO PARÁ.
Confira as fotos do evento a seguir:
Texto: Anaíza Vergolino e Silva
Fotos: Auriléa Gomes Abelem, Cadeira Nº 44
Edição: André Felipe
Edição Geral: Robson Lopes