livro de João da Matta

[Foto 2: Livro "Arte de Cosinha", por João da Matta, Chef das Famílias: Real de Portugal e Imperial do Brasil]

Munu do jantar

[Foto 3: O Menu retirado do livro "Arte de Cosinha".]


 

[NOITE MARAVILHOSA]

Por José Maia Bezerra Neto, Vice-Presidente do IHGP. Cadeira Nº 38, patronímica de D. Romualdo Antônio de Seixas.


"[...] A noite de ontem, [04/05/18], foi maravilhosa! Nosso Silogeu estava esplêndido retomando seu lugar como espaço físico na vida social de nossa cidade. Lembrei quando nossa sede nem sequer podia acolher nossos novos sócios em suas solenidades de posse, nos levando a termos um IHGP peregrino, mas que foi também uma experiência muito boa. Conversando com meu querido confrade Pedro Rocha lembrávamos dos anos não distantes em que o nosso solar ainda tinha muito para ser feito. Minha querida confreira Presidente Anaíza, [aplausos] por saber ser a comandante que o nosso silogeu precisava e precisa ainda na condução de nossa nau por mares tão revoltos e tempos tempestuosos nos ultimos anos, sabendo nos guiar com prudência, humildade e sabedoria para os tempos de bonança que começamos a viver no IHGP. Nosso amado IHGP, quem te viu e quem te vê sabe a emoção que sentimos como testemunhas deste tempo de jubilo. Às confreiras Paula e Ethel, nossa sócia honorária, parabéns pelo evento primoroso. Aos confrades Coronel Ruffeil e Robson Lopes, também parabéns. Bem como ao confrade Charlet que mesmo ausente se preocupou com o policiamento. Obrigado à PM. Para a “Rosa” (Roseane) também vai o agradecimento, [funcionária] e colaboradora dedicada de nosso instituto. Acredito que não está mais tão distante assim o tempo em que o nosso instituto poderá realizar em conjunto com nossa coirmã APL a solenidade dos 3 de Maio em nossa sede, alternando um ano na APL e outro no IHGP, como fazia-se antigamente."

Mai e esposa Jantar

[Foto 4: José Maia Bezerra Neto e sua esposa, Sidiana Ferreira de Macêdo]

Confrades Jantar de gala 2

[Foto 5: Alguns Confrades e Confreiras, dentre eles a equipe organizadora do evento - da direita para a esquerda: Robson Wander Lopes, Paula Andrea Rodrigues, Aurileia Abelem, Anaíza Vergolino, Ethel Valentina, Pedro Rocha, Álvaro Espírito Santo, Marcus Ruffeil]


Com o introito acima, de autoria dos Sócios Efetivos, Atônio José Mattos e José Maia Bezerra Neto, este editor se exime da tarefa de alongar-se na exposição da matéria sobre o evento em pauta. Transcrevo, entretanto, outros textos, de autoria de confrades e confreiras que, inspirados pelo magnífico jantar, realizado na noite do dia 04 deste mês, transmitem sinceras louvações ao evento e ao IHGP.



SOLAR

Por Antônio José de Mattos Neto, Diretor de Comunicação Social do IHGP, Cadeira Nº 57, patronímica de Clovis Moraes Rego.

"Tua construção oitocentista de quatro pavimentos é viva testemunha de tua pujante história. O sobrado vestido com charmoso piso de ladrilho hidráulico e suntuosas paredes da azulejaria castiçamente portuguesa retratando desenhos em arabescos é uma ode à liturgia da refinada arquitetura com linhas da preferência do colonizador. A belle époque te homenageia. Vieste das mãos hereditárias da família Chermont para o seio patrimonial do Barão de Guajará, o que ensejou teres sido palco de momento épico da literatura da História nacional, pois abrigaste anos de escrita dos famosos Motins Políticos, história documentada da Cabanagem. Segredas em teu seio, ainda hoje, dois séculos após, a rica biblioteca que pertenceu ao Barão, inteiramente encadernada em Paris.
Do desprezo da memória da cidade, foste salvo e te sobressais na rica floresta. O poder público de ti se aquinhoou para te depositar nas boas mãos do Instituto Histórico e Geográfico do Pará que te revive a pulsar em movimentos que te emprestam alegria e graça. Há 118 anos o Instituto Histórico de ti se galardeia. Tua sina de seres ribalta de acontecimentos sociais e históricos, desde o nascedouro, hoje é rememorado com o brilho e encantamento de tua feição. Os que fazem o Instituto Histórico e Geográfico do Pará estão te vestindo de gala, mantendo tua elegância e altivez, resgatando tua vida social e histórica, para gritar bem alto ao mundo que tua presença enobrece a cidade de Santa Maria de Belém do Grão Pará. As mangueiras a ti se curvam em reverência. És, ó Solar do Barão, um nobre na Amazônia!"

Entrada Solar

[Foto 6: Pótico de entrada do Solar do Barão do Guajará, sede social do IHGP] 

Janelas Solar

[Foto 7: Vista parcial do jardim, no interior do Solar do Barão do Guajará]

ajulejos portugueses

[Foto 8: Azulejos portugueses nas paredes do Solar do Barão do Guajará]

Jardim Solar à noite

[Foto 9: Vista parcial do jardim, no interior do Solar do Barão do Guajará].

 


[UM CASARÃO ORNAMENTADO]

Por José Maria de Castro Abreu Jr., Sócio Efetivo do IHGP, Cadeira Nº 16, patronímica de Euclides Pimenta da Cunha.

"O jantar foi um evento espetacular, momento de confraternização com uma organização impecável. Há quanto tempo não acontecia algo assim naquele casarão? Imagino o trabalho de organizar toda aquela logística, decorar o casarão e etc. Era uma pessoa meio cética quanto ao jantar, não pela capacidade e competência das pessoas envolvidas. Mas pela dificuldade de juntar pessoas para esse tipo de evento em uma cidade como a nossa. Vocês, sabendo de tudo isso, juntaram tantas pessoas. Ontem no discurso, a professora [Anaíza] falou que aquilo era um “ensaio”. Se aquilo era um “ensaio”, imagina só o dia da apresentação principal? O IHGP já nem recorda aquela época de casa mal-assombrada, armazém de ferragens. Corre o risco de um dia até esquecerem os tempos difíceis que a instituição passou. Parabéns ao livro em si. Objeto encantado que no sorteio, foi parar nas mãos da presidente. Justiça divina."

Ornamentação 1

[Foto 10: Ornamentação da mesa para o jantar 1 - Decoração de Fátima Petrola]

 

Ornamentação 2

[Foto 11: Ornamentação da mesa para o jantar 2 - Decoração de Fátima Petrola]

sorteio do livro jantar

[Foto 12: Momento do sorteio do livro "Arte de Cosinha" por João da Matta - com destauqe para parte da equipe organizadora: Ethel Valentina e Robson Lopes]

 José Maria e seus pais - e confrades

[Foto 13: José Maria Abreu Jr. e seus pais, ladeado pelos Confrades Marcus Ruffeil e esposa, Aurileia Abelem, Álvaro Espírito Santo, Aldrin Figueiredo e Augusto Barbosa] 

 


 

[O NOSSO JANTAR...]

Por Vicente José Malheiros da Fonseca, Sócio Efetivo do IHGP, Cadeira Nº 13, patronímica de Domingos Antônio Rayol.

 

"O nosso jantar foi maravilhoso.
Tudo perfeito.
Ambiente lindo.
Serviço eficiente.
Companhia de pessoas agradáveis.
Organização ímpar.
Cardápio impecável.
Recepção de alto nível.
Decoração refinada.
Música... Ah! A música estava uma delícia!
Difícil destacar o que estaria melhor.
NOTA DEZ COM LOUVOR E LÁUREAS MIL!!!
Parabéns, Professora Anaíza e a toda equipe!"

 

Confrades no jantar 1

[Foto 14: Confrades e Confreiras na confraternização do jantar comemorativo, 1]

Confrades no jantar 3

[Foto 15: Fabrício Lestra, Lorena Fonseca Lestra, Neide Sirotheau da Fonseca e Vicente Malheiros da Fonseca.]


[IMPECÁVEL]

Por Aldrin Moura de Figueiredo, Sócio Efetivo, membro da Comissão de Sócios do IHGP, Cadeira Nº 31, patronímica de Manoel Braga Ribeiro.

"Impecável em todos os detalhes. O trabalho dedicado por Anaiza, Paula, Ethel e Robson, além de vários apoiadores simbolizam o ter e o manter do Solar dos Barões do Guajará. Melhores dias sempre!" 

Aldrin - Helena Doris - Guto - José Maria

[Foto 16: Aldrin de Moura Figueiredo, Helena Doris de Almeida Barbosa, Augusto Barbosa e José Maria de Castro Abreu Jr.]

 


 

[UMA NOITE MEMORÁVEL E REQUINTADA]

Por Francisco Brandão, Vice-Cônsul de Portugal para o Norte do Brasil. Convidado de honra.

"Aniversário de 118 Anos do Instituto Histórico e Geográfico Pará. Muito honrado por ter participado. Uma noite memorável e requintada em atmosfera que recriou os tempos do Império. Fomos saudados por D.Pedro II, Imperador do Brasil em quadro restaurado, e, homenageados por pratos do Livro "Co[s]inha de João da Mata" da Bíblioteca do Grêmio Português, recém lançado na Embaixada em Brasília e brevemente em Belém. O espaço primoroso assegura o conforto térmico de forma natural. [...] À Presidente Anaíza Vergolino, o meu reconhecimento e forte aplauso com os agradecimentos às organizadoras Paula Andréa Caluff Rodrigues e Ethel Valentina Soares."

 

[Fonte: https://www.facebook.com/francisco.brandao.5220/posts/1929227693819379]

Côsul Portugues e Presidente da APL

[Foto 17: da direita para a esquerda: Comendador e Sócio Correspondente de Curuçá-PA, Paulo Henrique Ferreira; Vice-Cônsul de Portugal para o Norte do Brasil, Francisco Brandão; Presidente da APL e decano do IHGP, Acyr Meira; 2º Secretário do IHGP, Robson Wander C. Lopes; Presidente do IHGP, Anaíza Vergolino e Silva]


 

UMA NOITE MÁGICA

Por Célio Simões de Souza, Sócio Efetivo, membro da Comissão de Folclore do IHGP, Cadeira Nº 18, patronímica de Frederico Barata.

"Pelas pessoas presentes, pelo presente daquelas pessoas, pelo clima de encanto e o próprio canto substituído pela suavidade da música. Eu e Fátima, do nosso canto, entretidos, a observar o vai e vem de sócios e convidados elegantes, imbuídos do clima senhorial que, de repente, nos transportou a outros tempos, ali revividos pelo empenho de uns poucos, cujo talento na arte da recriação causou a felicidade de muitos. Abstêmio convicto, limitei-me à delícia dos sucos, só interrompidos pela excelência das iguarias servidas a tempo e a hora. De repente tudo passou. Era o momento de voltar para casa, retornar do século passado à realidade rude que faz do meu dia a dia um exercício de convivência com a violência que nos espreita a cada esquina. Bem que me deu vontade de ficar por lá, na companhia daquelas pessoas educadas, de bem com a vida, trajadas com esmero, irradiando uma felicidade acumulada há 118 anos. Tanta que foi partilhada entre todos. Já de saída, fiz um aceno ao Imperador que, em sua farda impecável, a todos recebeu e despediu com extrema cordura. Mas notei uma ausência. Não vislumbrei nos recantos do velho solar seu próprio dono, Domingos Antônio Rayol. Algo o impediu, com certeza, de participar daquela espontânea confraternização. Talvez a presença do Imperador. Questão de hierarquia? Mas nada comprometeu a magia daquela noite que merecia não terminar. Anaiza, Paula, Ethel, Robson e Rosa fizeram as honras da casa. Quanta honra..."

Célio Simões e Fátima Augusta

[Foto 18: Célio Simões e sua esposa Fátima Augusta.]

Celio Simões e Vicente José e convidados jantar

[Foto 19:Lado direito: Pedro Maia, Fabrício Lestra, Lorena Lestra, Neide Fonseca. Lado esquerdo: Antônio Alberto Barros, Franssinete Florenzano, Fátima Simões, Célio Simões. Na cabeceira: Vicente Malheiros da Fonseca,  os autores do Hino do IHGP.] 



UM MAJESTOSO JANTAR

Por Robson Lopes, 2º Secretário do IHGP, Cadeira Nº 51, patronímica de Eduardo Galvão.

"O Barão e a Baronesa não estavam indispostos para o jantar,
pelo contrário, estavam eufóricos e satisfeitos.
Não obstante sua pertença à nobreza e ao momento festivo,
Barão e Baronesa, agiram de uma fineza sem igual.
E, na qualidade de anfitriões, permitiram que seu mais brioso hóspede, o Imperador D. Pedro II
pudesse ressaborear da receita de João da Matta
e acolhesse os ilustres convidados para o jantar que alimentou, não somente a pança,
mas os olhos e alma, sim porque os olhos são lanternas da alma...
O que foi visto não se via por alguns pares de décadas.
O que se sentiu, sentir-se-á mais vezes
porque no majestoso jardim, não há um mero pé de ginja.
Ali há uma fonte, sob os encantos do tempo, do saber e da memória
que revela uma confraria a sustentar-se  entre a segurança e a liberdade,
entre o prazer e o compromisso.
Por fim, Barão e Baronesa, após revistarem, juntamente com a equipe organizadora do jantar, os mínimos detalhes: listas de convidados, ornamentos, assentos, pratos, talheres, co[s]inha, música e serviçais, retiraram-se para seus aposentos, preparando-se para a intensa programação dos 118 anos do Silogeu, em que os dois, sem dúvida, serão bastante requisitados."

Tela D Pedro II

[Foto 20: Tela com a figura de D. Pedro II, do pintor Constatino Chaves da Mota. Importa destacar o brilhante trabalho de restauração por Tânia Veloso, do Museu da UFPA. Esta obra foi recuperada com o patrocínio do Governo Norte-Americano, sob a mediação de Jussara Derenji, então Diretora de Museu do IHGP e Christine Moore, então agente Consular dos EUA].

Robson e familiares

[Foto 21: Robson Lopes e esposa Sandra Feiteiro, a filha Sara Emanuele Lopes, a sobrinha Julia Portugal e o filho Amaury Neto]

 


[CONFRATERNIZAÇÃO UNIVERSAL]

Por Taissa Tavernard de Luca, Sócia Efetiva, membro da Comissão de Sócios do IHGP, Cadeira Nº 02, patronímica de Alexandre Rodrigues Ferreira.

"Ontem à noite depois que eu cheguei do jantar fiquei refletindo sobre o valor da humildade. Tudo que vivenciei foi simplesmente impecável, mas o que me tocou o coração foi o clima de harmonia e humildade que se construiu em torno de um pomposo jantar histórico. Parabéns a minha amada professora por unir competência à simplicidade, que acolhe com igualdade o mais douto e o mais simples. Se eu pudesse descrever a noite de ontem em uma expressão usaria confraternização universal. Estávamos todos reunidos em uma enorme corrente de energia positiva. Essa foi a maior lição que aprendi com a grande mestra que hoje preside o IHGP. Professora, o nosso Silogeu hoje tem a sua cara, a cara de família. [...] Meus parabéns a todos e todas que se fizeram presente, principalmente ao quarteto que se esmerou na tarefa da organização. Quarteto esse que fala a mesma língua: do amor e da solidariedade.

Taissa e Antônio

[Foto 22: Taissa Tavernard de Luca e seu filho Antônio Vinícius Tavernard de Luca] 

Taissa e Pai Mosa

[Foto 23: Taissa Tavernard de Luca e convidados Mosaniel Reis Costa, e sua esposa Rosana Couto]

 


 


Dra Franssinete Florenzano - Dr Ernane Malato Nazaré e Paula - Jantar

[Foto 24: da esquerda para a direita: Dra. Franssinete Florenzano, Dr. Ernane Malato, Maria de Nazaré de Mello e Silva Soares e Paula Andrea Caluff Rodrigues]

 


Paul Stefen Cônsul Honorário da Alemanha

[Foto 25: Paul Stefen, Cônsul Honorário da Alemanha (de preto), acompanhado da esposa Márcia Stefen e dos amigos Gina e Pedro Paulo Frias]

 


Família de Paula Caluf

 [Foto 26: João Augusto Rodrigues, Cônsul Honorário da Finlândia, esposo de Paula Andre Caluff, e seus familiares]


 

Mário Cardoso e Mari Valente

 

[Foto 27: Prof. Mário Cardoso e sua esposa Profª. Marilene Valente]

 


 

 

 

Ethel Valentina e Paula Andrea homenagem pela organização do jantar

[Foto 28: Ethel Valentina, Sócia Honorária, sendo homenageada pela Presidente do IHGP através da Sócia Efetiva Paula Andrea Caluff Rodrigues.]

A presidente e a Chef

 

[Foto 29: A Chef Wânia Martins, da Pomme D'Or, recebendo as congratulações de Anaíza Vergolino, Presidente do IHGP]

 


 

O olhar da Apresidente  zelosa

 

[Foto 30: A Presidente do IHGP, Anaíza Vergolino, proferindo suas palavras de agradecimentos e manifestando seu olhar zeloso sobre o Solar do Barão e para com o Instituto Histórico e Geográfico do Pará]

 


 Edição Geral: Robson Wander Costa Lopes

A Diretoria do IHGP agradece todos que colaboraram com fotografias e textos para esta matéria, de modo especial à colunista e Sócia Honorária do IHGP, Franssinete Florenzano.