Publicado em 06 Março 2021
O ilustre Confrade ANTÔNIO JOSÉ DE MATTOS NETO [Cad.ª N° 57 – patronímica de Clovis Moraes Rego], advogado, professor e escritor, renunciou à presidência da Academia Paraense de Letras Jurídicas (APLJ) para assumir a presidência da Academia Paraense de Letras (APL), com a decisão de não se candidatar ao pleito, por parte do, então, presidente daquela instituição coirmã, o Ilustríssimo Sr. ALCYR BÓRIS DE SOUZA MEIRA [Cad.ª N° 34 – patronímica de Paulo Euleuthério Álvares da Silva], nosso prezado Decano.
Antonio José Mattos, além de membro deste Silogeu, é doutor em Direito pela USP, professor titular da UFPA e da Unama, membro fundador da Academia Brasileira de Letras Agrárias e membro da União Mundial de Agraristas Universitários, com sede em Pisa, na Itália, é ex-presidente da Academia Paraense de Letras, procurador da Fazenda Nacional aposentado, ex-promotor de justiça do MPPA; autor e coautor de livros e artigos publicados em revistas e periódicos jurídicos nacionais e internacionais.
Por sua vez, o ilustre Confrade, o advogado CÉLIO SIMÕES DE SOUZA [Cad.ª Nº 18 - patronímica de Frederico Barata], vice-presidente da APLJ, assumiu a presidência no lugar de Antonio José Mattos. Célio Simões também é vice-presidente e diretor jurídico da Academia Paraense de Jornalismo, membro do Instituto Histórico e Geográfico do Pará e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, além de fundador e ex-presidente da Academia de Letras e Artes de Óbidos. Assim, passou a integrar como titular o Colégio dos Presidentes das Academias Jurídicas do Brasil, dedicado ao estudo, pesquisa e divulgação das letras jurídicas brasileiras. Célio Simões é pós graduado em Direito e Processo do Trabalho, jornalista, poeta e escritor, foi juiz eleitoral do TRE-PA, integrou a Advocacia Consultiva da União, o Conselho de Mediação e Arbitragem do Pará e exerceu o magistério na Escola Superior de Advocacia da OAB-PA, na Unama e na Escola de Árbitros e Mediadores do Pará. Tem seis livros publicados e recebeu três prêmios literários.
Aos ilustríssimos Confrades, Antônio José e Célio Simões, os mais sinceros votos de êxito nas suas mais novas atividades administrativas, na liderança das acedemias, APL e APLJ; e ao decano Alcyr Meira, nossa profunda gratidão pelos anos de serviços dispensados àquela tão insigne Academia, coirmã do IHGP.
Abraço fraterno de todo o Quadro Social do IHGP.
Edição: Robson Lopes.
Confira mais informações no Blog da nossa Confreira, a sócia honorária do IHGP, Franssinete Florenzano, disponível em: https://uruatapera.blogspot.com/2021/01/troca-troca-na-apl-e-aplj.html?m=1