Antes da cerimônia, foi realizada uma visita às exposições, que se encontram no Instituto, com a condução do curador e sócio efetivo, o Prof. Dr. Aldrin Moura de Figueiredo, acompanhada por sócios e sócias presentes.
Ao término da visitação, o sócio efetivo Jonas Arraes, na condição de Mestre de Cerimônia, convocou a mesa dirigente, composta pela Presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, Prof.ª Anaíza Vergolino e Silva, que presidiu a cerimônia; pelo Diretor de Museu do IHGP, Prof. Dr. Aldrin Moura de Figueiredo; pela Diretora da Cátedra João Lúcio de Azevedo, Prof.ª Dr.ª Maria de Nazaré dos Santos Sarges; e pelo homenageado, Prof. Dr. Paulo Knauss de Mendonça.
Em nome do IHGP, o sócio efetivo Aldrin Moura de Figueiredo procedeu a saudação regimental. Após o discurso, a Presidente declarou o pertencimento de Paulo Knauss de Mendonça como sócio correspondente da cidade do Rio de Janeiro (RJ), integrando o quadro social do Silogeu. Ao fazer uso da palavra o novo sócio, destacou o quão significativo era aquele momento que simbolizava a união de sua carreira acadêmica à sua história familiar paraense.
Encerrada a sessão solene, o novo sócio correspondente foi saudado pelos sócios presentes e participou de uma confraternização de boas-vindas na sede do Instituto.
Sobre o novo sócio correspondente:
Paulo Knauss de Mendonça é Licenciado em História (UFF, 1987), Mestre em História do Brasil (UFRJ,1990) e Doutor em História (UFF,1998), tendo realizado pós-doutorado na Universidade de Estrasburgo, França (2006). É professor do departamento de História da Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente, integra o Conselho Estadual de Tombamento (CET-RJ) e o Conselho Estadual de Arquivos do Estado do Rio de Janeiro (CONEARQ-RJ). É membro de Conselho Consultivo de vários periódicos acadêmicos, sendo membro da Comissão Editorial da Revista Brasileira de História (RBH) da Associação Nacional de História (ANPUH-Brasil). É sócio titular e vice-presidente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), sócio do Instituto Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro (IHGRJ), sócio correspondente de outras entidades congêneres, e membro do Comitê Brasileiro de História da Arte (CBHA). É autor de vários trabalhos publicados no Brasil e no exterior. Agora também sócio correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do Pará.
Michelle Rose Menezes Barros de Queiroz é sócia efetiva do IHGP, onde opcupa a Cadeira Nº 05, patronímica de Antonio Ladislau Monteiro Baena | Discente do Curso de Doutorado em História Social da Amazônia pelo PPHIST-UFPA | Professora do Quadro Permanente da Escola de Aplicação da UFPA.
Edição: Robson Wander Costa Lopes | IHGP|IFPA