POSSE DE PAULO NUNES 1

O Mestre de Cerimônias, o sócio efetivo Jonas Monteiro Arraes, antes do início do Rito fez menção honrosa aos ilustres convidados: Prof.ª Dr.ª Vânia Maria Torres Costa, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPA; Dr.ª Josebel Akel Fares, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPA; Prof.ª Dr.ª Alda Cristina Costa, do Programa de Pós-Graduação da UFPA; Prof.ª Ma. Elaine Ferreia de Oliveira, da UNAMA; Jornalista e advogada Franssinete Florenzano, sócia honorária do IHGP e Presidente da Academia Paraense de Jornalismo; Prof.ª Dr.ª Rosa Maria Lourenço Arraes, Diretora do Museu Bolonha e docente da Fundação Carlos Gomes; Prof. Me. João Cláudio Tupinambá Arroyo, da UNAMA. Após a sequência de saudações às autoridades e aos demais presentes, o Mestre de Cerimônias iniciou o ofício compondo a Mesa Dirigente na qual se fizeram presentes, além da presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, Anaíza Vergolino e Silva; a Magnífica Reitora da Universidade da Amazônia (UNAMA), Prof.ª Dr.ª Maria Betânia Fidalgo Arroyo; o ilustríssimo Sr. Vice-presidente do IHGP Prof. Dr. José Maia Bezerra Neto; o ilustre Sr. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura da UNAMA, Prof. Dr. Edgar Monteiro Chagas Jr.; e o ilustre Sr. Primeiro Secretário do IHGP, Prof. Me. Robson Wander Costa Lopes.

POSSE DE PAULO NUNES 2

A presidente do Silogeu declarou aberta a Sessão de Posse e foi executado, via multimídia, o Hino Nacional Brasileiro com a interpretação do músico Dr. Rômulo Queiroz e da cantora Prof.ª Me. Joelma Bezerra, ambos da Escola de Música da UFPA.  As sócias efetivas Maria Goretti da Costa Tavares e Auriléa Gomes Abelem, designadas pela presidente, conduziram na entronização o Dr. Paulo Nunes ao plenário sob os aplausos dos presentes.

POSSE DE PAULO NUNES 3

Maria Goretti da Costa Tavares, designada como “Madrinha” do Novo Sócio, procedeu com a apresentação ritual do sócio eleito à Presidente do IHGP e ao plenário. Em seguida o 1º Secretário, Robson Lopes, fez a chamada protocolar para que o Novo Sócio assinasse o Livro de Posse. Após ter firmado o Livro de Posse, o sócio eleito prestou seu Compromisso Estatutário, diante da presidente do IHGP, sob o testemunho de seus Confrades e Confreiras.

POSSE DE PAULO NUNES 4


POSSE DE PAULO NUNES 5

Assim, a presidente do IHGP declarou Paulo Jorge Martins Nunes empossado da Cadeira Nº 37 passando a fazer parte da classe dos efetivos do IHGP. A Dr.ª Josebel Akel Fares, amiga do Novo Sócio Efetivo, impôs o Distintivo do Instituto Histórico e Geográfico do Pará e o Prof. Dr. José Maia B. Neto fez a entrega do Diploma do IHGP, acompanhada da leitura das prerrogativas.

POSSE DE PAULO NUNES 6

Para a entrega da Medalha Pedro Teixeira foi convidada Prof.ª Dr.ª Vânia Maria Torres Costa, digníssima esposa do Novo Sócio Efetivo. A medalha Pedro Teixeira foi instituída em 16 de agosto de 1968, pela diretoria do IHGP, conforme publicação do diário oficial do Estado do Pará, número 21.532 de 31 de agosto de 1968. Esta condecoração representa um reconhecimento a Pedro Teixeira, figura legendária que se projetou na história e geografia da planície, e tornou-se um dos atores preponderantes na colonização paraense. E nesse ato, a presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Pará, no uso de suas atribuições legais, concedeu ao novel a Medalha Pedro Teixeira pelos relevantes serviços prestados à sociedade paraense. Para a entrega do Diploma da Medalha foi convidada a Prof.ª Dr.ª Maria Betânia Fidalgo Arroyo, que fez a leitura das prerrogativas.

POSSE DE PAULO NUNES 7

Após a entrega das insígnias o Mestre Cerimônia, em nome da Presidente e de todo o Quadro Social do IHGP, deu as boas-vindas ao Novo Sócio Efetivo do Sodalício, fazendo votos de vida longa e profícua atividade, convidando o neófito a sentar-se entre seus Confrades e Confreiras. Maria Goretti da Costa Tavares, Cadeira Nº 24, patronímica de Palma Muniz procedeu, então, com a Saudação Regimental ao novo Sócio Efetivo.

 

POSSE DE PAULO NUNES 8

Após a saudação regimental, Paulo Nunes proferiu o seu Discurso de Posse, momento no qual  elogiou o Patrono da Cadeira Nº 37 – RAYMUNDO MORAES, e o seu último ocupante. Após o fecundo e militante discurso do literato empossado, a presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Pará fez sua alocução destacando a importância e o ganho com a admissão de Paulo Nunes e oportunamente apontou seus principais desafios nesta sua nova casa. Desafios comum a todos os sócios, na atual conjuntura desta Confraria Cultural.

POSSE DE PAULO NUNES 9

Nos ritos finais da cerimônia, o plenário da Sessão Solene acompanhou a execução dos hinos do IHGP e do Pará, com a interpretação de Prof. Dr. Rômulo Queiroz e da Prof.ª Me. Joelma Bezerra. Importa destacar que o Hino do IHGP é composição de Dr. Célio Simões (letra) e Dr. Vicente José M. da Fonseca (música), ambos sócios efetivos deste Instituto. Às 20h a presidente declarou cumpridas todas as normas referentes à posse do novo sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, PAULO JORGE MARTINS NUNES, na Cadeira Número 37, patronímica de RAYMUNDO MORAES, dando, assim, por encerrada a sessão. Após a solene cerimônia, o novo sócio ofereceu um apetitoso coquetel aos convidados. Momento de confraternização e alegria pela sua admissão e posse. Confira a galeria fotográfica com registro de alguns momentos após a Sessão Solene:

 

POSSE DE PAULO NUNES 10


 POSSE DE PAULO NUNES 11


 

POSSE DE PAULO NUNES 12


 

 POSSE DE PAULO NUNES 13


POSSE DE PAULO NUNES 14


POSSE DE PAULO NUNES 15


POSSE DE PAULO NUNES 16


POSSE DE PAULO NUNES 17


POSSE DE PAULO NUNES 18


 

 

(*) O autor é 1º Secretário do IHGP, Prof. de Filosofia do IFPA e discente do PPHIST/UFPA (Doutorado em História).

Créditos fotográficos: VV.AA. [agredecemos pelo envio das fotografias].