O Mestre de Cerimônias, o sócio efetivo Álvaro Negrão do Espírito Santo, iniciou o ofício compondo a Mesa Dirigente com: a presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, Anaíza Vergolino e Silva; a Prof.ª Dr.ª Carmen Lúcia Valério Cal, docente aposentada da FAU e do NAEA/UFPA, ex-diretora do Sistema Integrado de Museus e Memoriais da Secretaria de Estado de Cultura; o Prof. Dr. Francisco Rodrigues da Silva Neto, coordenador dos cursos de História e Geografia da Universidade da Amazônia (UNAMA); o 1º secretário do IHGP, Prof. MSc. Robson Wander Costa Lopes e a 2ª segunda secretária do IHGP, Prof.ª Dr.ª Helena Doris Barbosa.
Após a presidente do Instituto declarar aberta a Sessão de Posse, o Dr. Rômulo Queiroz interpretou, em seu piano eletrônico, o Hino Nacional Brasileiro. Na sequência as sócias efetivas Michelle Rose Menezes Barros de Queiroz e Maria de Nazaré dos Santos Sarges, designadas pela presidente, conduziram ao plenário a Dr.ª DAYSEANE FERRAZ DA COSTA PINTO sob os aplausos dos presentes.
Ato contínuo a sócia efetiva Michelle Rose Menezes Barros de Queiroz procedeu com a apresentação ritual da sócia eleita à Presidente do IHGP e ao plenário. Em seguida o 1º Secretário, Robson Wander Costa Lopes, fez a chamada protocolar à nova sócia para assinar o Livro de Posse. Após ter assinado o Livro de Posse, a Sócia Eleitaprestou seu Compromisso Estatutário, diante da presidente do IHGP e sob o testemunho de seus Confrades e Confreiras.
Assim, a presidente do IHGP declarou empossada a nova sócia. João Ricardo Marreiros Pinto, digníssimo esposo da Nova Sócia Efetiva impôs o Distintivo do Instituto Histórico e Geográfico do Pará e a Prof. Dr.ª fez a entrega do Diploma do IHGP com a leitura das prerrogativas.
Para a entrega da Medalha Pedro Teixeira foi convidada a senhorita Ana Carolina Ferraz da Costa Pinto, digníssima filha da Nova Sócia Efetiva. A medalha Pedro Teixeira foi instituída em 16 de agosto de 1968, pela diretoria do IHGP, conforme publicação do diário oficial do Estado do Pará, número 21.532 de 31 de agosto de 1968. Esta condecoração representa um reconhecimento a PEDRO TEIXEIRA, figura legendária que se projetou na história e geografia da planície, e tornou-se um dos atores preponderantes na colonização paraense. E nesse ato, a presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Pará, no uso de suas atribuições legais, concedeu a neófita a Medalha Pedro Teixeira pelos relevantes serviços prestados à sociedade paraense. Para a entrega do Diploma da Medalha foi convidado o Prof. Dr. Francisco Rodrigues da Sillva Neto com a leitura das prerrogativas.
Após a entrega das insígnias o Mestre Cerimônia, em nome do Quadro Social do IHGP, deu as boas-vindas à Nova Sócia Efetiva do Sodalício fazendo votos de vida longa e profícua atividade convidando a nova sócia a sentar-se entre seus Confrades e Confreiras. Na continuidade do Rito de Posse a Sócia Efetiva Michelle Rose Menezes Barros de Queiroz, Cad. Nº 05, patronímica de Antônio Ladislau Monteiro Baena procedeu com a Saudação Regimental à nova Sócia Efetiva.
Logo em seguida Dayseane Ferraz proferiu o seu Discurso de Posse elogiando o Patrono da Cadeira Nº 33 e o seu último ocupante. Após o eloquente discurso da empossada, a presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Pará fez o uso da palavra destacando a importância e o ganho com a admissão de Dayseane Ferraz na classe dos efetivos deste Sodalício.
Ao final da cerimônia o plenário da Sessão Solene entoou os hinos do IHGP e do Pará, sob a magnífica interpretação do Prof. Dr. Rômulo Queiroz. Às 19h45m a presidente declarou cumpridas todas as normas referentes à posse da nova sócia do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, DAYSEANE FERRAZ DA COSTA PINTO, na Cadeira Número 33, patronímica de PAUL LE COINTE dando assim por encerrada a sessão.
Após a solene cerimônia, a nova sócia ofereceu um delicioso coquetel aos convidados, momento de confraternização e alegria pela admissão da Nova Sócia Efetiva do IHGP.
O IHGP agradece ao Confrade Ten. Cel QOPM PM, Ronaldo Braga Charlet, ao Ten. Cel. Orlandino e à 1º Sargento Cássia da PMPA pelo policiamento ostensivo no entorno do Solar Barão de Guajará duarnate a sessão solene de posse.
(*) O autor é 1º Secretário do IHGP, Prof. de Filosofia do IFPA e discente do PPHIST/UFPA (Doutorado em História).
Créditos fotográficos: VV.AA.