LITERATURA E REPRESENTATIVIDADE AFRO-BRASILEIRA – UMA EXPERIÊNCIA NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO INTEGRAL PADRE EDUARDO, NA ILHA DE MOSQUEIRO/BELÉM-PA
Palavras-chave:
Literatura Afro-brasileira, Ensino Médio Integral, RepresentatividadeResumo
Este relato tem como objetivo apresentar uma experiência didático-pedagógica, vivida por meio do Projeto
Uma história não contada, por uma consciência sem mitos, com alunos da Escola Estadual de Ensino Médio
de Tempo Integral Padre Eduardo, na Ilha de Mosqueiro/Belém-Pa. Para fundamentar a reflexão sobre o
ensino da Literatura Afro-brasileira, foram utilizados alguns teóricos, como Santos (2001); Cândido (2000,
2006); Lobo (2007), dentre outros. Este estudo parte de uma abordagem qualitativa, com um caráter
intervencionista, na qual foram trabalhadas três oficinas e cinco rodas de conversa com professores da área
de Linguagem e alunos do Ensino Médio. Os resultados indicam que as atividades de leitura possibilitam o
entendimento do letramento como um fenômeno que abrange um vasto campo do conhecimento no que se
refere aos usos e funções da oralidade e da escrita. É possível entender ainda, que a literatura Afro-brasileira
vem sendo trabalhada na referida escola de forma interdisciplinar, mesmo com algumas dificuldades para
inserção desta no currículo do Ensino Médio. O trabalho com os diversos gêneros textuais trabalhados como
o poema e contos, corrobora na compreensão dos saberes linguísticos que estão presentes no desenvolvimento
de práticas sociais e culturas não escolares e os efeitos desses engajamentos na formação dos educandos
como agentes de letramento. Contribui também à construção da identidade do aluno livre de preconceito
racial e outras formas de discriminação, além de contribuir para a formação de leitores críticos de sua
realidade.