EDUCAÇÃO DE POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS: DA CONQUISTA DO DIREITO À CONSTRUÇÃO DA AÇÃO PEDAGÓGICA PARA A DIVERSIDADE ÉTNICA E CULTURAL
Palavras-chave:
Etnodesenvolvimento, Amazônia, EducaçãoResumo
O Curso de Licenciatura em Etnodesenvolvimento da Universidade Federal do Pará, ao longo dos 10 anos
de fundação, tem possibilitado uma nova configuração do “fazer didático-pedagógico” da Educação de povos
e comunidades tradicionais da Amazônia paraense. O presente estudo, consiste em uma reflexão acerca da
relação entre os fundamentos teóricos, os métodos e o currículo do Curso com as demandas sociais
provenientes da prática pedagógica, por meio da análise de dados coletados pelos próprios discentes da turma
de Etnodesenvolvimento/2019 em pesquisas de campo nas suas comunidades de pertença quilombolas,
indígenas, extrativistas, de pescadores e agricultores. Os dados analisados configuram a escola, nos
diferentes territórios e com as diversas pertenças, como um espaço de disputa pelo: 1) direito ao
reconhecimento do ensino instituído como “formal” pelo sistema de ensino ocidental; 2) entre os modelos de
educação exógenos e expressões locais de projeto educativo; e 3) garantia das condições materiais e de
infraestrutura para o funcionamento dos calendários letivos. Do mesmo modo, as pesquisas evidenciam os
resultados positivos do processo de formação de etnoeducadores, os quais têm desenvolvido projetos de
intervenção e autogestão das comunidades.