O ELEVADO PENTECOSTAL SOBRE A ENCRUZILHADA DE EXÚ: A PRESENÇA NO ESPAÇO URBANO DE BELÉM
Palavras-chave:
Hierofania, Espaço Sagrado, Espaço Profano, Religiões Afrobrasileiras, Elevado Daniel BergResumo
No ano de 2010, a Igreja Assembléia de Deus comemorou seu centenário. Como parte desse processo, algumas
vias urbanas da cidade de Belém, capital do Pará - local de surgimento da mesma - foram (re)nomeadas para
fazer alusão a esse marco. Um dos lugares afetados por essa ação foi uma obra viária batizada de Elevado
Daniel Berg, porém, o local desta obra era uma grande encruzilhada que por 30 anos fora lócus de realização
de um ritual para Exú. Essa nomeação causou insatisfação por parte dos praticantes de religiões
afrobrasileiras em Belém e consequentemente, reações dos mesmos. Este trabalho, através da pesquisa
bibliográfica e da entrevista busca conhecer a história desse ritual para Exú, bem como a história da Igreja
Assembléia de Deus, tentando compreender o processo de uso e apropriação do espaço urbano pelas religiões,
em especial as religiões afrobrasileiras a partir do Tambor de Mina, religião da idealizadora do ritual para
Exú. Ao final do trabalho compreende-se que o elevado se tornou lócus de duas presenças religiosas por
caminhos diferentes: uma legitimada pelo Estado (Assembléia de Deus) e a outra, de forma subversiva (as
religiões afrobrasileiras) como mecanismo de resistência e defesa de sua memória.