(Re)Produção dos atacarejos no Brasil e no Pará
DOI:
https://doi.org/10.17648/ihgp.v9i2.64Resumo
As grandes superfícies comerciais denominadas supermercados, hipermercados e, mais recentemente, atacarejos resultam da expansão capitalista mundial. Esta última modalidade tem gerado transformações importantes nos espaços urbanos e na rede urbana, como evidencia a análise da realidade brasileira e paraense. O objetivo deste artigo é promover uma reflexão em torno da concepção e das características dos empreendimentos identificados como atacarejos, bem como analisar a expansão dessas redes no estado do Pará e as lógicas locacionais utilizadas pelos agentes no âmbito da rede urbana. A partir de estudos bibliográficos e documentais, verificou-se que os atacarejos se caracterizam por reunir características do varejo e do atacado, reduzindo preços mediante a diminuição de custos. No que se refere à expansão das redes Atacadão, Assaí e Mix Atacarejo, no estado do Pará, nota-se que todos esses agentes integrantes de redes nacionais e internacionais utilizam-se fortemente de informações sobre a estruturação da rede urbana, alocando suas unidades nos seus principais nós, todavia, o Mix Atacarejo, além disso, revela uma estratégia marcada pela proximidade e incorporação de cidades de estratos menos relevantes na rede urbana.