PRODUÇÃO DO ESPAÇO, MEMÓRIA E PATRIMÔNIO CULTURAL FERROVIÁRIO NA AMAZÔNIA

CONFLITOS E CONTRADIÇÕES DA FERROVIA BELÉM-BRAGANÇA-PA

Autores

  • Luciano Andrade de Souza Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.17648/ihgp.v10i2.61

Palavras-chave:

Estrada de Ferro de Bragança, Produção do Espaço, Mem´ória, Patrimônio

Resumo

A antiga Estrada de Ferro Belém-Bragança (EFBB), ativa de 1883 a 1965, contribuiu na formação socioespacial de várias cidades que se localizavam na antiga Zona Bragantina (ZB), atualmente, constituída em grande parte pelo nordeste paraense. Dentre tais cidades, Benevides, Castanhal, Igarapé-Açu e Bragança (localizadas na Região Metropolita de Belém e na Região Nordeste do Pará), ganham destaque como cidades-lócus do presente artigo por terem sido portadoras de ramais ferroviários, pontos nodais de conexão com outras localidades e entrepostos comerciais de relevante importância na expansão territorial da ZB. Nessas cidades-lócus, o complexo ferroviário da EFBB produziu um legado patrimonial ferroviário (material e imaterial), que se mantém vivo nas reminiscências (memórias) de moradores locais, sobretudo dos idosos. Tal situação nos remete e motiva a um objetivo central no estudo que se propõe a analisar a produção do espaço e a formação da memória do patrimônio cultural ferroviário, junto a tais cidades.

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Publicado

2024-05-21