Trajetória da casa da juventude no cenário católico belenense nas décadas de 1970 e 1980: uma perspectiva histórica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/ihgp.v10i1.44

Palavras-chave:

Casa da Juventude, Formação de Liderança Cristã no Pará, Evangelho Libertador na Amazônia, História da Educação

Resumo

Levando em consideração a ação da Igreja Católica nos âmbitos político, social, cultural e educacional no Brasil, este artigo, situado no campo da História da Educação, aborda a Casa da Juventude (CAJU) e tem como objetivo analisar alguns aspectos históricos da CAJU no contexto católico de Belém do Pará nas décadas de 1970 e 1980. O estudo adotou a abordagem historiográfica da História Oral para compreender as vivências dos "cajuínos" na instituição CAJU. As entrevistas foram analisadas seguindo a proposta de Bardin e estruturadas em três fases. Além disso, um levantamento bibliográfico contextualizou as mudanças na Igreja Católica entre os anos estudados. Essa combinação metodológica possibilitou uma ampla compreensão das experiências na CAJU e seu significativo impacto social. O estudo contribui para a historiografia, revelando aspectos relevantes da instituição e sua relevância na sociedade. Durante o desenvolvimento da pesquisa, foi possível identificar que a CAJU promoveu encontros formativos inspirados nas origens do movimento, como o Concílio Vaticano II e a Teologia da Libertação. Buscou incentivar a atuação crítica dos leigos na sociedade, mas enfrentou desafios com a Ditadura Militar, o conservadorismo católico e o anticomunismo brasileiro dos anos 1970-80. Mesmo assim, persistiu em sua missão de evangelização, realizando eventos culturais, científicos e espirituais. Inferimos que a CAJU foi uma instituição formativa com vistas a ensinar os seus jovens a se tornarem cristãos católicos capazes de formar outros jovens por meio de uma evangelização crítica e libertadora.

Biografia do Autor

Alberto Damasceno, Universidade Federal do Pará - UFPA

Pós Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Mestre em Educação Escolar Brasileira pela Universidade Federal de Goiás (1991). Graduado em Arquitetura pela Universidade Federal do Pará (1983). Professor Titular da Universidade Federal do Pará, docente do Programa de Pós-graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB) e do Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia (PGEDA) e coordena o Laboratório de Pesquisas em Memória e História da Educação (LAPEM). Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP)

Karla Almeida, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2017); Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (1997). Graduada em Pedagogia pela União das Escolas Superiores do Pará (1988). Professora Associada II da Universidade Federal do Pará e líder do Grupo de Estudos em Educação no Pará na Primeira República (GEPRE).

Marcus Ribeiro, Universidade Federal do Pará - UFPA

Graduando em Licenciatura Plena de Pedagogia na Universidade Federal do Pará (UFPA). Integrante do Laboratório de Pesquisas em Memória e História da Educação (LAPEM/UFPA)

Smile Golobovante, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Pará. Mestre em Currículo e Gestão da Escola Básica pela Universidade Federal do Pará (2020). Especialista em Ensino de História pela Universidade Federal do Pará (2018). Integrante do Laboratório de Pesquisas em Memória e História da Educação (LAPEM).  

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Publicado

2024-01-16