A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A ÁGUA NA PORÇÃO DA REGIÃO DAS ILHAS DE BELÉM COMO ARTIFÍCIO E FOMENTO AO ENSINO DA GEOGRAFIA
Palavras-chave:
Educação Ambiental, Ensino de Geografia, Representação Social, Recursos HídricosResumo
O presente estudo de caso é fruto de um projeto de intervenção que assumiu um caráter de uma pesquisa descritiva, desenvolvida a partir das atividades realizadas em parceria pelos grupos de pesquisa “Saberes Geográficos: diálogo entre Ensino, Pesquisa e Extensão” (IFPa) e o “Grupo de Pesquisa em Geografia das Águas da Amazônia” (GGAM/UFPA), nos semestres consecutivos do período de 2017à 2018, junto à disciplina Educação Ambiental, ministradas para duas turmas de 4º semestre, de Licenciatura em Geografia e Pedagogia do IFPA Campus Belém. A pesquisa tem como objetivo saber de que forma os discentes destes cursos compreendem no interior da disciplina de Educação Ambiental a temática “água” sob um enfoque Ambiental dotado de potencial para o ensino da Geografia, a partir de sua própria realidade local. O resultado revelou o quanto a prática da “Pedagogia dos Projetos”, aliado a ensino da Geografia e a Educação Ambiental, onde numa dada realidade tratou de estimular no sujeito a clara percepção do matrimônio teoria versus prática, presentes nos relatórios redigidos pelos alunos, bem como, a aplicação das teorias no objeto concreto visitado pelos alunos, os quais facilitaram a identificação e compreensão de certos fenômenos, e processos sociais de modo que, perceberam e aplicaram satisfatoriamente os conceitos aprendidos em sala, em dada realidade.